Saúde Alternativa


Medicina Chinesa | Reflexologia | Shiatsu | Massagem Relaxamento



A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) também conhecida como medicina chinesa é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de Medicina Tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos da sua história.
Actualmente são oito os principais métodos de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa:

  1. Fitoterapia chinesa (fármacos)
  2. Acupunctura
  3. Tuina ou Tui Ná (massagem e osteopatia chinesa)
  4. Dietoterapia (terapia alimentar chinesa)
  5. Auriculoterapia (tratamento pela orelha)
  6. Moxabustão
  7. Ventosaterapia
  8. Práticas físicas (exercícios integrados de respiração e circulação de energia, e meditação como: Chi Kung, o Tai Chi Chuan e algumas artes marciais) consideradas métodos profiláticos para a manutenção da saúde ou formas de intervenção para recuperá-la.
O Diagnóstico na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é a herança deixada pelos antigos médicos chineses, que através dos tempos foram melhorando a anamnése, ultrapassando algumas dificuldades e legando o seu saber ás gerações vindouras. O diagnóstico da Medicina Chinesa, embora aparentemente simples, é muito eficaz – as observações a serem feitas incluem observar, ouvir, cheirar, perguntar e tocar, destacam-se no diagnóstico a observação da língua e o exame do pulso, que fornecem informações preciosas e exactas sobre a condição de saúde do paciente.

Como tal, a combinação dos métodos terapêuticos da medicina chinesa é indicada num vasto e diverso leque de patologias, do foro musculo-esquetético (lombalgia, ciática, etc...), digestivo (gastrite, obstipação, etc...), nervoso (stresse, depressão, etc...), dermatológico (dermatite, alergia, etc...), respiratório (asma, sinusite, etc...), entre outros.


Fitoterapia Chinesa

fitoterapia chinesa é uma das modalidades de tratamento adotadas pela medicina tradicional chinesa. Apesar de o termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral na elaboração de suas fórmulas.
Os diversos ingredientes que compõem cada receita indicada por um terapeuta de medicina tradicional chinesa que emprega este método são combinados em proporções que maximizam seus efeitos e inibem possíveis efeitos colaterais. O conhecimento destas combinações e proporções é fruto de milhares de anos de experimentação e pesquisa.
Atualmente além das farmácias de medicina tradicional chinesa que pesam e combinam na hora os ingredientes de cada fórmula, existem medicamentos produzidos na própria China que combinam as receitas para os problemas mais comuns e as oferecem em forma de comprimido.


Acupunctura

A Acupunctura é uma parte importante da terapêutica aplicada em Medicina Tradicional Chinesa, sendo considerado um método de tratamento dito complementar de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde. A palavra acupunctura deriva do latim (acus) agulha e punctura (punção). É um método terapêutico, que consiste na punção com pequenas e sólidas agulhas, em pontos específicos do corpo para melhorar a saúde, diminuir a dor ou modificar o estado geral do paciente.


Tuina

Tui Na é uma forma de massagem chinesa frequentemente utilizada junto com outras técnicas terapeuticas da Medicina Tradicional Chinesa, como a acupunturamoxabustãofitoterapia chinesa e qigong.
O Tui Na emprega técnicas de massagem para estímular ou sedar os pontos dos meridianos do paciente, visando o equilíbrio do fluxo de energia por estes canais.


Dietoterapia Chinesa

A dietoterapia chinesa é uma das formas de tratamento da saúde adotada pela medicina tradicional chinesa, pois é a prática de prevenção e tratamento de problemas de saúde através do uso de alimentos naturais, de acordo com o desiquilibrio energético do doente.
Na China há restaurantes especializados em preparar receitas para os seus clientes a partir do diagnóstico das suas necessidades segundo os princípios da medicina tradicional chinesa.
Nesta avaliação é necessário considerar: o estado de saúde do cliente/paciente; a natureza dos alimentos adequados para sua recuperação; e a estação do ano e as transformações do clima que ela traz, adaptando a alimentação de modo a também fortalecer o paciente para enfrentar estas mudanças.


Auriculoterapia

Auriculoterapia é uma forma, de medicina alternativa, baseada na idéia de que a orelha é um microssistema, que representa o corpo inteiro. Aurículo (orelha) + terapia (tratamento), ou seja, um tratamento através da orelha, que tonificando ou dispersando os pontos relacionados com a patologia, através de agulhas previamente preparadas para este fim, esferas magnéticas ou sementes, tem como objectivo reequilibrar o organismo, restabelecendo a saúde.


Moxabustão


De história milenar, originária do norte da China, moxabustão significa, literalmente, "longo tempo de aplicação do fogo", uma espécie de acupuntura térmica, feita pela combustão da erva Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris.
É uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa, que se baseia nos mesmos princípios e conhecimento dos meridianos de energia trabalhados na acupuntura.
A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certos regiões do corpo humano.


Ventosoterapia

É um tipo de terapia adotado em diversas correntes da medicina tradicional que emprega ventosasOs copos redondos de vidro são aquecidos internamente com fogo, que cria um vácuo no seu interior, gerando uma força de sucção. Os copos são aplicados imediatamente, após o aquecimento, em áreas especificas da pele que necessitam de tratamento, e são aplicados principalmente nas costas.


__________________________________________________________________



reflexologia é uma arte suave, uma ciência e um método muito eficaz de tratamento. É uma técnica curativa holística – o termo holístico é derivado da palavra grega Holos que significa “inteiro” e, assim, procura tratar o indivíduo como uma entidade constituída de corpo, mente e espírito. 

É uma técnica específica de pressão que actua em pontos reflexos precisos com base na premissa de que as áreas reflexas correspondem a todas as partes do corpo. A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas. 
As principais áreas reflexas trabalhadas são: as mãos (reflexo palmar); os pés (reflexo podal); as orelhas (reflexo auricular); a coluna (reflexo vertebral); a face (reflexo facial); e o crânio (reflexo cranial)
Cada uma destas áreas representa um microsistema do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes do corpo, que estão dispostos de uma forma similar á sua localização real. 

Esta técnica provoca mudanças fisiológicas no corpo, na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado. 
Desta forma, esta terapia pode desempenhar um papel importantíssimo na conquista e manutenção de uma boa saúde. 

__________________________________________________________________



Shiatsu  é um método terapêutico originado no Japão entre o final do século XIX e início do século XX. Apesar das muitas diferenças entre as suas várias escolas, o Shiatsu mantém a sua característica básica, que é ser uma terapia corporal que utiliza pressões com os dedos ao longo do corpo (Pressão="Atsu"; dedos="Shi").
Esta pressão exerce-se com os dedos polegares e as palmas das mãos, pelas terminações nervosas localizadas em si e através das terminações nervosas livres, a pele é capaz de perceber estímulos tácteis de pressão profunda, de calor, de frio e de dor. Situado num lugar intermédio entre o conhecimento tradicional da acupunctura, apoiada na teoria dos pontos vitais (tsubo), e o científismo da medicina ocidental, o Shiatsu, através das mãos do terapeuta profissional, acede aos desiquilíbrios estruturais e permite que o corpo active os seus próprios mecanismos de auto-cura, os quais possui desde o seu nascimento.

__________________________________________________________________



A Massagem Sueca é uma técnica de massagem que, como todas as outras, teve sua origem baseada no conhecimento das antigas civilizações, tais como: Indiana, Chinesa, Árabe, Grega, e outras…
Ao longo de milhares de anos e em uma infinidade de culturas, as pessoas vêm usando a massagem para comunicação, alívio da dor ou desconforto, cura, proteção ou melhora da saúde em geral. As pessoas usam a massagem de forma instintiva ou intuitiva ao friccionar ou apoiar um ferimento, uma contusão ou uma área de desconforto do corpo.


Geralmente, a Massagem Sueca utiliza uma combinação de toques de deslizamento longo, pressão, percussão e fricção aplicados à musculatura superficial. Esses toques podem ser aplicados separadamente ou combinados, conforme a necessidade do cliente durante a sessão. Em geral, são combinados com movimentos passivos e activos que acalmam e relaxam o paciente e, ao mesmo tempo activam a sua circulação.

A massagem de relaxamento e a massagem para a manutenção da saúde são consideradas modalidades suecas. Seus benefícios mecânicos e reflexos são o aumento da circulação sanguínea, da circulação linfática e da amplitude de movimento. Pode-se afirmar que os efeitos fisiológicos da massagem sueca são evidentes em todos os sistemas orgânicos, como o sistema esquelético, muscular, nervoso, circulatório, respiratório digestivo e fundamental na termo regulação do organismo.